4 de fev. de 2009

Adaptar bateria de celular no mp4

Pra começar o ano no blog uma dica do amigo Marcelo postada na nossa comunidade.

Olá pessoal ,
recentemente fiquei meio decepcionado com autonomia do meu mp4, 1 hora e meia de video e 8 horas de mp3, então tive a ideia de melhorar isto e comecei a procurar pessoas com a mesma intenção, mas achei poucas e elas nen tentaram, pois bem eu tentei e deu certo adaptei uma bateria de um celular no meu mp4 xing ling e acreditem deu certo alias deu muito certo agora eu consigo assistir a "10" dez é isto mesmo dez horas de video com uma carga e mp3 nem testei pois é muito tempo , fiquei tão contente que resolvi postar aqui para os amigos que queiram fazer o mesmo tenham uma referencia positiva, foi um procedimento facil, necessitei de poucos materiais e a bateria que usei já era usada e tá funcionando muito bem carrega pelo proprio mp4 imaginem se fosse nova, quem quiser dicas de como adaptar entre em contato ou poste as suas duvidas aqui se a moderadora permitir é claro espero que sim é uma contribuição a mais.

Espero que gostem da ideia , eu gostei demais pois era chato quando ia assistir um filme grande ter que parar na metade para recarregar ou estar longe de casa e acabar a bateria , agora isso já não é problema.

Adaptando parte 01

é o seguinte:
a primeira coisa é preparar o material necessário:
-1 bateria de celular na voltagem 3.7 ou 3.6 volts ( a maioria dos aparelhos são desta voltagem mas se tiver duvidas é só testar a bateria com um mulimetro, a que eu usei foi de um aparelho nokia um pouco já antigo mas não importa pode ser a bateria de qualquer celular)
- um ferro de solda (destes pequenos do 1,99)
- estanho para solda
-dois pedaços de fios finos de cobre maçico aprox 10 cm cada para soldar nos polos da bateria(a bateria tem geralmente 3 ou 4 conectores mas só tem dois polos identificados com + e - e usaremos apenas esses que geralmente são os das laterais)
- dois pedaços de fios finos de cobre para estender os fios da bateria ate o conector no mp4
- dois conectores femea pequenos para os fios serem conectados nos fios a serem soldados nos polos da bateria.( eu usei ficou um acabamento melhor e sem risco de mau contato pode ser encontrado em qual quer eletronica mas se não quiser pode apenas enrolar os fios e dar um pingo de solda)
- fita dupla face de boa qualidade de preferencia aquelas que tem uma especie de espuma junto
- alicate de corte
- chaves de fenda pequenas para abrir o mp4 ( ou como fez meu colega que ficou preguiça e usou os talheres da mulher mesmo).

primeiramente arrumar um lugar para desmontar seu player, depois comece desmontando pela parte superior remova os pequenos parafusos e os guarde bem como os da parte inferior(meu player e daqueles que tem o corpo de aluminio clone do ipod se o seu for diferente vai ter que adaptar mas o funcionamento é o mesmo)
depois com cuidado remova o conjunto do interior do case ( capa do player) retirado todos os parafusos é so empurrar com cuidado especialmente com os botoes tendem a enrroscar mas com jeito sai se precisar use uma fenda, e ja vai ver a bateria original geralmente azul com dois fios um preto(polo negativo) e outro vermelho(polo positivo), remova a bateria do compartimento use o alicate de corte para cortar os fios bem rentes a bateria.

adaptando parte 02

ao cortar os fios devem ficar sobrando o maximo possivel para poder descascar as pontas e emenda-los nos fios para estender até a parte de fora do player onde sera então conectado nos fios da bateria, eu usei os fios na mesma cor preto e vermelho assim fica facil saber os polos e não ligar errado, apos efetuar a emenda (dentro do player eu não soldei apenas enrolei bem os fios e isolei com um pedaço de fita dupla face, então para passar os fios para fora do mp4 eu fiz um pequeno furo na parte inferior ao lado do conector dos fones de ouvido e entre o conector usb, tudo devidamente isolado presione levemente a fita dupla face para prender os fios na parte interna do player e remonte tudo com cuidado , neste ponto vc estara com seu player fechado sem bateria e com dois fios saindo para fora, então é hora de preparar a bateria do celular, primeiramente identifique os polos como descrito no post anterior( logo vou postar foto do meu player pra ter uma ideia), então pegue os fios maçicos e descasque as pontas para soldar, eu deixei eles maiores (aprox 10 cm para facilitar a soldagem depois corte a sobra, ponha o ferro de solda para esquentar, se puder peça para alguem te ajudar a segurar a bateria na hora de soldar ajuda muito, então encoste a ponta do fio junto a parte metalica do conector da bateria (começar pelo negativo vai estar marcado lá ) por cima encoste o fio de estanho e finalmente o ferro de solda um pouco já basta (se não tiver pratica peça em uma loja de eletronica para soldarem para vc) solde então o outro fio no polo positivo (fio vermelho). depois deixe a bateria descansar por uns dez minutos. volte ao mp4 coloque os conectores femeas nas pontas dos fios que agora saem dele e aperte com um alicate pequeno (se não quiser usar os conectores então ligue direto nos fios que soldou na bateria respeitando sempre a cor dos fios vermelho positivo preto negativo)
Atenção: todo o trabalho desde o inicio devera ser realizado com o player mp4 desligado inclusive quando retirar a bateria original.

adaptando parte 03

Depois de conectar os fios do player aos fios da bateria ligue o player para conferir e depois coloque dois pedaços ou mais de fita dupla face na parte de tras do mp4 para afixar a bateria do celular deixe os fios apenas com tamanho necessario ate os conectores da bateria para não ficar sobrando , se quiser deixar maior caso ache necessário coloque por baixo da bateria entre a carcaça do player e a bateria então cole a bateria no verso do mp4 na fita dupla face e seja feliz com a nova autonomia do seu player.

Amigo este foi o procedimento que realizei com meu player, e funcionou perfeitamente, caso realmente queira fazer no seu faça tudo com capricho e provalvelmente ficara muito satisfeito como eu fiquei, a responsabilidade de abrir seu aparelho é sua, lembre-se abrir invalida a garantia, mas se fizer tudo corretamente e não tem segredos , seu aparelho tera desempenho equivalente a players muito mais sofisticados e podera aproveitar muito mais dele. Vou tirar foto do meu player e postar, espero que tenha ajudado e estou ai para colaborar qualquer duvida poste.

um grande abraço a todos.

Marcelo Silva


Valeu Marcelo e um super beijo.

9 comentários:

  1. Muito bom! não precisa de muitos conhecimentos em informatica, eu tb fiz a mesma adaptação em meu mp4 xingling, e tirei fotos durante! caso precisem para mostrar ou mesmo um tutorial mais detalhado eu me disponho a fazer =) email frogger_dove@hotmail.com

    obrigado mais uma vez pelo site funcional =)

    ResponderExcluir
  2. olá agradeço se não te atrapalhar em nada gostaria de sua colaboração sim. Existem poucas informações sobre isso na net e quanto mais melhor. bj. Val

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo!!! Vc é um espetáculo!!! rsss
    Mas como eu não sou (snif snif snif) Estou com algumas dúvidas. Vc poderia entrar em contato??? Meu e-mail é nanemenezes@oi.com.br
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Nane, entre em contato com o marcelo através do link http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=63624229&tid=5283980500569239367&start=1

    ResponderExcluir
  5. Pó eu to com algumas dúvidas se puder me adiciona no msn pra me explicar melhor algumas coisas.
    lightlll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Cara, esse Marcelo é D+++!
    Estava justamente procurando na internet se isto era possível, já que percebi que a amperagem é a mesma e a bateria do celular dura muito mais. Valeu mesmo ao Marcelo por ter paciência em descrever tudo e a vc por postar aqui.
    Indico um link que achei no Youtube mostrando todo o processo:
    http://www.youtube.com/watch?v=gCZ85anIZGU

    ResponderExcluir
  7. show...valeu!!! de grande ajuda

    ResponderExcluir
  8. Fiz e deu certo ta ótimo,ta tocando 30 horas de música,uma semana sem carregar!

    ResponderExcluir
  9. Deixei a garantia do mp4 passar,tomei coragem e fiz.Ta mt bom!ta tocando umas 30 horas de mísica e video ainda não testei.
    É bem fácil num tem mt mistério,é só abrir e ver como a bateria original está ligada no pm4,vc vai fazer uma extensão(dos fios que ligam o mp4 a bateria)pro lado de fora pra poder colocar a bateria do cel.
    Mas tbm não foi só flores cuidado na hora de desmontar o mp4,tive problemas com cola na tela(custei a limpar) e pra abrir(a msm cola da tela tbm dificultol mt)a mini fortaleza que é o vicini vc-1100.

    ResponderExcluir

 

blogger templates | Make Money Online